Paços
de Ferreira, 20 de abril de 2020

A pandemia provocada pela COVID-19
obrigou, rapidamente, o mundo a mudar. No Colégio Marca d’Água as necessidades
de adaptação a esta nova realidade e, em particular, com a entrada do país num
estado de emergência, obrigaram a um esforço de toda a sua comunidade: dos
docentes e colaboradores, aos alunos e suas famílias, os progressos foram
rápidos. O uso das ferramentas tecnológicas, por professores e alunos, foi
adotado de imediato. Os alunos do Colégio Marca d’Água começaram as aulas por vídeo
conferência antes da páscoa. Com muita imaginação e criatividade, e com um
esforço de melhoria continua, foi possível pôr em prática aulas virtuais das
diferentes disciplinas, onde se inclui a educação física; sessões de música
para bebés; visitas de estudo virtuais, entre outras atividades. A experiência
das últimas semanas de aulas à distância permitiu, com o apoio possível dos
pais, conquistar um elevado grau de autonomia dos alunos. Tendo em consideração
a idade e do desenvolvimento individual de cada criança, que geram diferentes graus
de autonomia, o corpo docente do Colégio registou uma elevada interação entre
educadores e educandos.

O Colégio Marca d’Água irá, pois, continuar
a desenvolver esforços para responder, cada vez melhor, a estas novas
necessidades, consciente que estas ferramentas farão parte da vida futura dos
seus alunos.

Saúde e segurança

Desde a primeira hora que o Colégio Marca d’Água estabeleceu o seu plano de contingência para o combate à COVID-19. A sua direção estabeleceu como objetivo primordial garantir a saúde de todos os membros desta comunidade escolar. Porém, face ao interregno das aulas presenciais, por imposição governamental, decidiu assegurar aos filhos dos serviços de profissionais de segurança e de saúde o seu acolhimento físico, para que estes profissionais, alguns dos quais com filhos no colégio, pudessem continuar a prestar os seus serviços a toda a comunidade local.