O Colégio

História

O Colégio Marca d’Água é um Estabelecimento Particular, a funcionar desde o dia 01/11/2004, altura em que quatro sócios da Escola Vértice – Cooperativa de Ensino Polivalente Vértice (na altura com Pré-escolar, 1º. Ciclo e Ensino Profissional), decidem avançar com um novo projeto de modo a criarem condições para o desenvolvimento de um Colégio de raiz. Era pretensão destes sócios (um avô, uma mãe e dois netos/filhos) desenvolver um projeto educativo personalizado, assente em valores humanistas e de proximidade relacional. Para tal, alugam as instalações de um antigo colégio em Penamaior, onde ficam sediados durante 10 anos, desenvolvendo as valências de Pré-escolar, 1º. Ciclo e 2º. Ciclo, no último ano. Em setembro de 2014, mudam-se para novas instalações, em Frazão, geograficamente mais próximas da sede de concelho. As novas instalações são situadas numa antiga escola primária que, através de uma total remodelação, se tentou conciliar o histórico clássico do edificado com a sua projeção para o futuro, permitindo maiores e melhores condições para o processo de ensino/aprendizagem, bem como o alargamento a mais um novo ciclo de ensino – o 7º. Ano. No ano letivo 2015/2016 é inaugurado um novo edifício, contíguo ao primeiro, onde se desenvolvem a valência de Pré-escolar. No ano letivo 2016/2017, o Colégio Marca d’Água amplia a sua oferta até ao 9º ano de escolaridade.

Qualidade

O Colégio / Qualidade O Colégio Marca d’Água está a utilizar o sistema de gestão de qualidade, norma NP EN ISO 9001:2008, cujo processo ficou concluído no final de 2012.

Visão

O Colégio Marca d’Água pretende ser um centro educativo de excelência, socialmente inclusivo, que promove o desenvolvimento de competências académicas, relacionais, pessoais, cívicas e de pertença ótimas, através de programas e metodologias que envolvem criança e família na construção de um projeto académico transversal.

Missão

O Colégio Marca d’Água acredita que o futuro será moldado por indivíduos academicamente competentes, social e culturalmente capazes e interventivos, pelo que promove um clima holístico de aprendizagem e exploração, numa estreita proximidade com o meio e desenvolvida por uma equipa motivada e habilitada. A missão do Colégio Marca d’Água é inspirar os seus alunos a serem estes indivíduos, através de uma educação desafiante, estimulante, exigente e inclusiva, guiada pelos seguintes princípios e valores:

  • Cidadania ativa – O Colégio Marca d’Água acredita que o cumprimento de regras sociais é importante; contudo, defende que o fundamental é o desenvolvimento de competências para que os alunos possam ser atores conscientes na construção dessas mesmas regras.
  • Aprender a aprender – Num mundo cada vez mais globalizado e em alteração constante torna-se necessário o desenvolvimento de mecanismos motivacionais que permitam que a criança, desde cedo, seja capaz de utilizar e selecionar diferentes fontes de informação/formação de qualidade, numa procura constante de novas soluções e respostas.
  • Ensino personalizado – Partindo de um conjunto comum de conhecimentos e competências o Colégio Marca d’Água promove mecanismos que permitam que a criança a encontre soluções para ultrapassar as suas dificuldades, otimizando as potencialidades individuais.
  • Ensino artístico – A experimentação artística, nas suas diferentes técnicas e materiais, permite consolidar a aprendizagem emocional, que se revela um pilar para um desenvolvimento integral.

“A educação é o nosso passaporte para o futuro, pois, o amanhã pertence às pessoas que se preparam hoje”

No Colégio Marca d’Água trabalham diariamente mais de quatro dezenas de pessoas para prestar os cuidados necessários às quase três centenas de alunos que frequentam o nosso estabelecimento de ensino. Além de um sorriso permanente e do bom humor que as crianças exigem, todos se esforçam para cumprir as regras estabelecidas e aplicar o rigor necessário nesta comunidade educativa. Os nossos recursos humanos são uma parte fundamental para o desempenho diário no percurso das “nossas” crianças.

Corpo Docente Direção Pedagógica Colegial

Instalações

Acreditamos que a escola deve ser um espaço plural pois, só assim, pode preparar os alunos para que venham a ser cidadãos ativos, criativos, críticos e respeitadores da diferença.

Documentos Pedagógicos