Paços de Ferreira, 20 de abril de 2020
A pandemia provocada pela COVID-19 obrigou, rapidamente, o mundo a mudar. No Colégio Marca d’Água as necessidades de adaptação a esta nova realidade e, em particular, com a entrada do país num estado de emergência, obrigaram a um esforço de toda a sua comunidade: dos docentes e colaboradores, aos alunos e suas famílias, os progressos foram rápidos. O uso das ferramentas tecnológicas, por professores e alunos, foi adotado de imediato. Os alunos do Colégio Marca d’Água começaram as aulas por vídeo conferência antes da páscoa. Com muita imaginação e criatividade, e com um esforço de melhoria continua, foi possível pôr em prática aulas virtuais das diferentes disciplinas, onde se inclui a educação física; sessões de música para bebés; visitas de estudo virtuais, entre outras atividades. A experiência das últimas semanas de aulas à distância permitiu, com o apoio possível dos pais, conquistar um elevado grau de autonomia dos alunos. Tendo em consideração a idade e do desenvolvimento individual de cada criança, que geram diferentes graus de autonomia, o corpo docente do Colégio registou uma elevada interação entre educadores e educandos.
O Colégio Marca d’Água irá, pois, continuar a desenvolver esforços para responder, cada vez melhor, a estas novas necessidades, consciente que estas ferramentas farão parte da vida futura dos seus alunos.
Saúde e segurança
Desde a primeira hora que o Colégio Marca d’Água estabeleceu o seu plano de contingência para o combate à COVID-19. A sua direção estabeleceu como objetivo primordial garantir a saúde de todos os membros desta comunidade escolar. Porém, face ao interregno das aulas presenciais, por imposição governamental, decidiu assegurar aos filhos dos serviços de profissionais de segurança e de saúde o seu acolhimento físico, para que estes profissionais, alguns dos quais com filhos no colégio, pudessem continuar a prestar os seus serviços a toda a comunidade local.